Vieira, RicardoVieira, Ana2025-01-082025-01-082024-10978-989-35791-9-0http://hdl.handle.net/10400.8/10365Na Unidade Curricular (UC) de Multiculturalidade e Diversidade Educativa (MDE) dos Mestrados em Pré Escolar; Mestrado em Pré Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; 1.º Ciclo e 2.º Ciclo de Matemática e Ciências; 1.º Ciclo e 2.º Ciclo de Português, História e Geografia da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS IPLeiria), foi proposto às estudantes aderir ao projeto FYT-ID “Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais (https://fytid.net/), financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/1039/2021), tornando-se, assim, também investigadoras do projeto. As conclusões da análise das vozes dos entrevistadores de professores que começaram a sua atividade próximo do 25 de abril de 74, mostram que a organização de seminários regulares, a par das práticas pedagógicas, com antigos professores, professoras e educadoras, poderia ser uma forma de estreitar ainda mais os conhecimentos e saberes intergeracionais e evitar o esquecimento de tanto saber prático acumulado e não partilhado. Seminários ou encontros intergeracionais mais informais, tipo “rodas de conversa” com antigos professores, professoras, e educadores e educadoras parece ser vital para colmatar as descontinuidades entre as práticas pedagógicas de ontem, hoje e amanhã e para minimizar o desperdício do saber pedagógico não partilhado.porMusealizando narrativas pedagógicas. Vozes da memória de professoras e educadorasbook part2025-01-03cv-prod-425266810.25766/190s-7361