Ribeiro, Luís Miguel MacedoCosta, Raquel Carapinha2025-01-282025-01-282025-01-14http://hdl.handle.net/10400.8/10438A sexualidade faz parte da nossa existência. Desde cedo descobrimos o nosso corpo, tocamos, questionamos, criamos relações, gostamos e amamos. Aqueles que estiverem mais e melhor informados, terão maiores possibilidades de viver a sua sexualidade de uma forma positiva e feliz. É por isso fundamental que a educação sexual esteja presente desde terna idade, para que as crianças e os jovens estejam informados e capacitados para lidar da melhor forma com as experiências vividas durante o crescimento e para que vivam uma sexualidade informada, responsável e gratificante ao longo de toda a vida. Com esse intuito, foi criada em 2009 uma legislação portuguesa que estabelece a obrigatoriedade da educação sexual em regime escolar. A lei existe na teoria, mas na prática nem sempre é cumprida, principalmente no ensino secundário. A educação revela-se insuficiente e, por vezes, inexistente. O foco recai maioritariamente na componente biológica e o ensino é geralmente feito de uma forma expositiva e pouco cativante. Deste modo, a presente dissertação propõe a criação de um recurso pedagógico dinâmico para uso escolar. A partir da simbiose entre o design gráfico e a educação sexual, desenvolveu-se um projeto educativo destinado aos jovens do ensino secundário, que se desdobra em ações de educação sexual personalizadas para cada tópico da sexualidade. Procurando destacar-se pela diferença, o projeto apresenta uma variedade de suportes gráficos que facilitam e incentivam a participação ativa dos jovens, tornando a aprendizagem mais envolvente e eficaz. Após um estudo aprofundado e percecionadas as necessidades, a dissertação conclui com uma avaliação da eficácia do projeto dentro do contexto para o qual foi concebido.porDesign gráficoEducação sexualProjeto escolarRecurso pedagógicoSEXUAULA - Normaliza o normalmaster thesis203850360