Sousa, JennyFontes, Ana2022-02-082022-02-0820212179-4901http://hdl.handle.net/10400.8/6608Acontecendo em todos os contextos de vida, a educação é um elemento cada vez mais indispensável para o ser humano enfrentar os desafios da contemporaneidade e do futuro. Neste contexto, cabe também às instituições educativas consolidar as suas práticas, de forma a garantir a possibilidade ao indivíduo de realizar percursos de aprendizagem capazes de o preparar para a sua integração nas diversas dinâmicas sociais, e, simultaneamente, para a humanização das relações, a consolidação da paz, da liberdade e da justiça social. Assim, partindo destes pressupostos, foi realizado um estudo exploratório, de natureza quantitativa, tendo como principal objetivo conhecer os impactos que o projeto de voluntariado “Dá de Ti!”, desenvolvido numa escola profissional da zona centro de Portugal, teve nos alunos que participaram ativamente na iniciativa. Os resultados permitem-nos perceber que o mesmo tem implicações nos alunos, quer no seu “self”, quer na forma como se posicionam enquanto futuros cidadãos.porEducaçãoCidadaniaVoluntariadoConstrução cidadã em contexto escolar: contributos do projeto de voluntariado "Dá de ti!"conference object2022-02-07cv-prod-2578618