Clara, CláudiaCouto, CristianaSilva, Ana MariaQuinta, Nance2020-01-152020-01-152015Cláudia, C., Couto, C., Silva, A. M., Quinta, N. (2015). Comprimento médio do enunciado (CME) em crianças dos 3A:6M aos 4A, sem patologia da linguagem. Res Net Health 1, ennis17.2183-6841http://hdl.handle.net/10400.8/4427Introdução: O CME é uma medida quantitativa que dá informações sobre o perfil linguístico da criança. Apesar da sua importância, não existem valores padrão para o Português Europeu (PE). Objetivos: Análise de valores do CME, utilizando os morfemas como forma de cálculo em crianças portuguesas dos 3A:6M aos 4A; verificar qual o grau de relação existente entre estes valores, a fratria e o tempo que as crianças passam com os pais. Metodologias: Estudo quantitativo descritivo correlacional. O estudo contou com 60 crianças com um desenvolvimento global típico e com o PE como única língua. Foi gravada uma amostra do discurso espontâneo de cada criança para ser transcrita e analisada. Após a análise será feita a média dos valores obtidos e uma comparação desta com as variáveis em estudo. Implicações éticas: contactadas entidades como a Comissão Nacional de Proteção de Dados, a Direção Geral de Educação, os Agrupamentos de Escolas e os encarregados de educação para solicitar as devidas autorizações, sendo garantidos todos os procedimentos éticos e deontológicos. Implicações para a prática: Espera-se que este estudo indique as implicações que as variáveis têm no desenvolvimento linguístico da criança. Estes dados podem demonstrar-se importantes na avaliação e intervenção do Terapeuta da Fala.porDesenvolvimento da linguagemComprimento médio do enunciadoCriançaPaisFratriaComprimento médio do enunciado (CME) em crianças dos 3A:6M aos 4A, sem patologia da linguagemconference object