Milhano, Sandrina Diniz FernandesFernandes, Sérgio Paulo Brás2023-01-272023-01-272022-10-31http://hdl.handle.net/10400.8/8069A identidade de um povo traduz-se não só através dos valores que emergem da atualidade, mas sobretudo através dos traços da memória do seu passado. Para tal, muito contribui um conjunto de bens (materiais e/ou imateriais) que caracteriza e sustenta essa mesma identidade – o património cultural – os quais, mais do que conhecer e compreender, importa salvaguardar e preservar para que as gerações vindouras deles possam usufruir. É precisamente com base nestes pressupostos que nasce o presente estudo, de caráter qualitativo, que por meio de uma investigação ação implementada em contexto escolar, pretende envolver os seus destinatários (alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) em atividades artísticas, na área da música, existentes na comunidade educativa da freguesia de Pombal. No entanto, para que tal aconteça, foi necessário trazer as crianças para o seio da comunidade associativa/artística local, proporcionando-lhes um conjunto de experiências de participação ativa em atividades culturais e artísticas significativas, como forma mais profícua de conhecimento e apropriação das mesmas. Se, por um lado, importa perceber qual o papel que um maior envolvimento da comunidade escolar nas atividades artísticas locais pode assumir em termos de participação futura nestas atividades, por outro, importa reconhecer a relevância da experimentação dessas atividades, com vista a fomentar essa mesma participação. São exatamente estas inquietações que nos levam à pergunta de partida desta investigação (“de que forma é que o envolvimento das crianças em manifestações artísticas contribui para a sua participação ativa nas mesmas?”), cientes de que a arte e a cultura do futuro começam nas crianças do presente.porPrograma Nacional de Educação Estética e ArtísticaPertençaParticipaçãoExperimentaçãoEducação Artística no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPlano Nacional das ArtesArte: participar para envlver ou envolver para participar?master thesis203210085