Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis MachadoGomes, Neuza Ferreira2024-12-192024-12-192024-11-19http://hdl.handle.net/10400.8/10329Este estudo investiga o impacto das atividades lúdico-expressivas na construção de significados e aprendizagens socioculturais entre crianças do 1.º CEB, concretamente do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Realizado no Centro Educativo Academia Mais Saber, o estudo fundamentou-se num paradigma misto de investigação (qualitativo/ quantitativo), conciliando o Estudo de Caso com a metodologia de Investigação-Ação participativa. As atividades lúdicas incluíram o brincar livre, o brincar orientado e diversas formas de expressão artística mediante planificação. Os resultados indicam que tais atividades não apenas fomentam a criatividade e a expressão individual, como também a construção de habilidades sociais e de relacionamento interpessoal. Estas habilidades são percetíveis, por exemplo, na comunicação, na partilha, na interação e na cooperação entre o grupo de crianças. As descobertas sugerem que a integração da prática lúdica em contexto escolar pode enriquecer significativamente a experiência educativa das crianças. Recomenda-se por isso, que futuros estudos continuem a explorar esta temática, procurando a implementação de estratégias educativas mais envolventes e adequadas às necessidades das crianças, nos primeiros anos de escolaridade.porAtividade lúdico-expressivaLúdicoBrincar livreBrincar orientadoAprendizagens socioculturaisCriançasEnsino básico do 1.º cicloEducadorA atividade lúdico-expressiva e criadora na construção de significados e aprendizagens socioculturais no 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis203769384