Santos, João CarvalhoFerreira, Manuel PortugalReis, Nuno2011-03-172011-03-172010-11http://hdl.handle.net/10400.8/395Comunicação apresentada no III ELBE/SLADE, Fortaleza, 2010.A abordagem de redes para a internacionalização tem sido estudada por diversos investigadores na área dos negócios internacionais. As empresas envolvem-se crescentemente em negócios internacionais, pelo que necessitam de aprender a adaptar-se às diferenças que encontram nos mercados externos. Neste artigo propomos um modelo conceptual que sugere que a integração em redes industriais reforça a capacidade competitiva das empresas nos mercados externos. Pertencer a redes de empresas permite ter acesso a conhecimento que facilita a entrada nos mercados internacionais, melhor adaptação a ambientes económica, politica, legal e culturalmente diferentes do seu país de origem. A integração em redes permite, portanto, reduzir a distância psíquica percebida. A partir da revisão de literatura das teorias da internacionalização, com especial enfoque na escola de Uppsala, das redes industriais e do conceito de performance, discutimos a importância das redes de industriais na internacionalização das empresas.porRedes EmpresariaisTeorias da InternacionalizaçãoDistância psíquicaA integração da empresa em redes industriais: minimizar os efeitos da distância psíquica na internacionalização de empresasconference object