Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesPinho, Patrícia Isabel Gonçalves2023-01-272023-01-272022-11-07http://hdl.handle.net/10400.8/8067Num mundo em permanente mudança tecnológica, as salas de aula enfrentam cada vez mais novos desafios. O contacto com a tecnologia faz com que os interesses dos alunos divirjam do que eram há apenas alguns anos atrás. Apesar de todo este contacto com a tecnologia, muitos alunos não conseguem utilizar os recursos que têm, no sentido da aprendizagem. Cabe ao professor estar atento e aproveitar isso como oportunidade, potenciando as capacidades e conhecimentos prévios dos alunos, criando ambientes facilitadores de aprendizagens significativas. Cabe também a cada escola/ agrupamento acompanhar estas mudanças dosseus professores, de forma a proporcionar formação e equipamentos que permitam dar estes passos em segurança. Os principais objetivos desta investigação foram analisar de que forma é que a utilização da robótica educativa em contextos de sala de aula promove a articulação curricular no 1.º ciclo do ensino básico e se as inteligências múltiplas poderiam ser desenvolvidas através dessas atividades. Participaram neste estudo seis professoras titulares de turma e uma turma que vivenciou o projeto Roboticar durante três anos letivos. O estudo, no qual se seguiu a metodologia de investigação-ação, confirmou que atividades de robótica educativa podem ser mobilizadoras da articulação curricular acompanhando as aprendizagens essenciais e reforçando os conhecimentos já adquiridos. Também permitiu observar uma apropriação das inteligências múltiplas por parte dos alunos, traduzindo-se isso numa maior consciência das suas capacidades e do autoconhecimento. A análise dos dados permite observar essa evolução ao longo dos ciclos de investigação.por1º Ciclo do Ensino BásicoRobótica EducativaRecursos de AprendizagemInteligências MúltiplasCompetências multidisciplinaresArticulação curricularProjeto Roboticar - promoção da articulação curricular à luz da robótica educativa e das inteligências múltiplas no 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis203208102