Ferreira, Alcina Teresa GasparRijo, Susana Maria Figueiredo Lopes2022-06-022022-06-022022-01-17http://hdl.handle.net/10400.8/7230A indústria da moda é considerada insustentável devido aos seus impactos negativos para as pessoas e o ambiente. Por sua vez, os consumidores deverão constituir-se como impulsionadores do desenvolvimento sustentável, tornando-se relevante identificar os fatores que mais os influenciam para adotarem comportamentos sustentáveis no âmbito da moda. Esta investigação teve por base um estudo quantitativo e a aplicação de um questionário online junto de uma amostra não probabilística por conveniência com 272 consumidores portugueses. Os dados foram analisados através do IBM SPSS Statistics 27. Os resultados obtidos indicam que a consciência ambiental dos consumidores é o fator mais relevante para a adotação de comportamentos sustentáveis no âmbito da moda, nomeadamente, compra de vestuário de material reciclado, reutilização de vestuário, consumo socialmente consciente, compra localmente e aposta na funcionalidade. Uma maior consciencialização do impacto do comportamento de compra do consumidor é também importante ao nível da promoção do consumo socialmente consciente, do localismo e da funcionalidade. O nível de consciência de moda apenas demonstrou um impacto positivo e estatisticamente significativo na compra de vestuário de material reciclado. A consciência dos rótulos ecológicos evidenciou um efeito positivo na compra de vestuário de material reciclado, na reutilização de vestuário e no consumo socialmente consciente. Quanto às características sociodemográficas, os resultados indicam que as mulheres reutilizam mais vestuário e têm um consumo socialmente mais consciente do que os homens e os consumidores com mais idade tendem a privilegiar a funcionalidade. Por sua vez, não se identificaram efeitos estatisticamente significativos dos níveis de rendimento e de escolaridade na adoção de comportamentos sustentáveis no âmbito da compra de vestuário. Ao nível académico, este trabalho contribui para o desenvolvimento teórico de um tema atual, porém pouco investigado, especialmente no contexto português. Ao nível prático, visa auxiliar as empresas no desenvolvimento de estratégias de marketing que promovam a adoção de comportamentos sustentáveis no âmbito do setor da moda.porModa sustentávelConsciência ambientalConsciência do impacto do comportamento de compraRótulos ecológicosReutilização de vestuárioLocalismoDeterminantes da Adoção de Comportamentos Sustentáveis no Âmbito da Moda pelos Consumidores Portuguesesmaster thesis203019644