Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deAnastácio, Cátia Filipa Saraiva2019-07-242019-07-242019-06-12http://hdl.handle.net/10400.8/4022O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre a documentação pedagógica. Encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta uma dimensão reflexiva sobre as inúmeras experiências da Prática Pedagógica e a segunda uma dimensão investigativa sobre a documentação pedagógica. A primeira parte incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica e reflexiva fundamentada, enunciamos expectativas, dificuldades sentidas, a evidenciamos as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como estratégias utilizadas. Esta dimensão foi crucial ao longo de todo o processo formativo, sendo o alicerce da aprendizagem que subjaz às grandes ações de um agente educativo, nomeadamente a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. A documentação pedagógica adquire um lugar de destaque no presente relatório, quer por estar presente neste ciclo e se tratar do tema principal quer pela sua relevância na dimensão investigativa. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e de índole interpretativa, realizado nos contextos de Educação de Infância, nomeadamente creche e jardim de infância, com intuito de compreender os contributos da documentação pedagógica para o processo educativo. Este estudo permitiu compreender o conceito de documentação pedagógica, identificar as suas características e funções, assim como perceber o seu processo de construção. Para além disso, revelou vantagens para o contexto de Educação de Infância, particularmente ao nível da aprendizagem das crianças e dos benefícios para educadores e pais.porEnsino básico do 1º cicloEducação Pré-escolarAprendizagemPrática pedagógicaUm caminho de aprendizagens ao longo da Prática PedagógicaContributos da documentação pedagógica em contextos de Educação de Infânciamaster thesis202266176