Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaLeão, Tatiana Jesus de Sousa2024-01-302024-01-302023-11-13http://hdl.handle.net/10400.8/9374O presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica, devidamente fundamentada, acerca dos aspetos considerados como mais relevantes decorrentes das Práticas Pedagógicas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, sendo identificadas as aprendizagens mais significativas para o desenvolvimento profissional, pessoal e social da futura professora. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de natureza qualitativa, recorrendo à implementação de uma metodologia ativa, a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais propriamente do 6.º ano de escolaridade, com o intuito de compreender os contributos desta metodologia na evolução das ideias dos alunos sobre a temática do sistema urinário. Assim sendo, definiu-se a seguinte questão de investigação: Em que medida a participação numa sequência pedagógico-didática sobre o sistema urinário recorrendo à Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas potenciou a evolução de conceções por alunos do 6.º ano? Os dados recolhidos evidenciam uma evolução por parte dos alunos ao nível das suas ideias sobre o sistema urinário, proporcionando ocasiões para o desenvolvimento de competências de comunicação, de resolução de problemas, de raciocínio, de pensamento crítico e competências de tomada de decisões e atitudes.This report, concerning the Master´s Degree in Education of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Education, is divided in two parts: the reflective dimension and the investigative dimension. In the reflexive dimension, a duly substantiated critical reflection is presented on the aspects considered to be most important from Pedagogical Pratice in the 1st Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education in the areas of Mathematics and Natural Sciences, being the most significative learning for the professional, personal and social development of the future teacher. In the investigative dimension, a qualitative study is presented, using the implementation of na active methodology, Problem Based Learning, with students from the 2nd Cycle of Basic Education, more specifically from the 6th year of schooling, in order to understand the contributions of this methodology un the evolution of students ideas in the topic of the urinary system. Therefore, the following research question was defined: To what extent did participation in a pedagogical-didatic sequence on the urinary system using the active methodology of Problem Based Learning enhance the evolution of conceptions by 6th year students? The data collected show an evolution of the students ideas about the urinary system and the possibility to develop comunication skills, problema solving, reasoning, critical thinkinh and decision-making skills and atittudes.porPráticas PedagógicasSistema UrinárioEnsino de CiênciasSocio-construtivismoScience teachingRefletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre contributos da metodologia de Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas sobre a temática do sistema urinário para as aprendizagens dos alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis203493001