Marques, Tânia de Matos GomesGilmartín, Sónia Redondo2017-06-132017-06-132017-05-09http://hdl.handle.net/10400.8/2601Atualmente, vivendo-se na era da globalização e envoltos no capitalismo, as relações a vários níveis e entre diferentes culturas são permanentes e intensas. Assim, urge dedicar atenção à importância que os indivíduos atribuem ao dinheiro em diferentes contextos culturais. Apesar de existirem diversos estudos sobre estes dois temas separadamente, muito poucos se dedicaram a estudá-los em conjunto. Neste estudo, foi realizado um questionário com o objetivo de medir a relação que existe entre os valores culturais e o amor ao dinheiro a indivíduos espanhóis e portugueses, obtendo-se uma amostra final válida de 613 indivíduos. Usaram-se várias técnicas estatísticas, nomeadamente análise cluster, fatorial e regressão, concluindo-se que Espanha e Portugal são dois países muito similares e, portanto, o amor ao dinheiro é atribuído segundo os valores culturais de cada nacionalidade, e, neste estudo, de acordo com uma cultura Ibérica. Pelo contraste das cinco hipóteses deste estudo, todas elas foram corroboradas, denotando a existência de relações significativas. Quanto à influência da distância ao poder no fator motivador, foi observado que quanto mais os indivíduos aceitem a distinção de poder entre as classes da sociedade, mais o dinheiro vai funcionar como motivador para as pessoas dessas culturas. No que concerne à distância ao poder e maldade, foi observado que as pessoas quando têm poder tendem a realizar atos antieticos. No que concerne à masculinidade e sua influência no fator maldade bem como no caso da masculinidade e sua influência no fator sucesso, foi observado que existe uma influência da masculinidade em ambas as dimensões do amor ao dinheiro: sucesso e maldade. Assim, as sociedades masculinas guiam-se por um maior desejo de conquistas e sucessos, e muitas vezes tomam decisões pelo próprio sucesso que desencadeiam atos antiéticos, pelo seu próprio bem. Quanto ao individualismo e sua influência no fator sucesso, verificou-se que as pessoas quanto mais fechadas em si, mais ênfase colocam nos seus próprios interesses em vez de a colocarem nos grupos a que pertencem. Assim, o foco é nas metas pessoais e a nível independente. Este estudo pretende contribuir com uma nova evidência para os gestores atribuírem a adequada valorização à questão do dinheiro de acordo com a importância que os indivíduos (no geral) e colaboradores (em particular) lhe atribuem nas suas culturas. Com este estudo, acredita-se que as políticas das organizações aos níveis éticos, motivacionais e de liderança dos colaboradores podem ser adequadamente definidas e implementadas.porAmor ao dinheiroCulturaValores culturaisEspanhaPortugalTeoria aas expectativasA relação entre os valores culturais e o amor ao dinheiro: um estudo em Portugal e Espanhamaster thesis201705605