Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaFranco, Alexandra Silva2022-07-082022-07-082022-02-08http://hdl.handle.net/10400.8/7349O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte – dimensão reflexiva – revela um retrato pessoal e fundamentado das práticas pedagógicas frequentadas no decorrer dos diferentes contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico). São evidenciadas as aprendizagens concretizadas ao longo das mesmas, assim como os desafios que surgiram no decorrer de todo o processo educativo. A segunda parte – dimensão investigativa – apresenta um estudo de caso realizado no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo foca o contributo dos jogos matemáticos no desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes favoráveis à matemática, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A técnica de recolha de dados privilegiada foi a observação participante, com recurso a instrumentos como os registos audiovisuais e entrevistas, pelo que a análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam que os alunos recorrem mais ao cálculo por contagem e ao cálculo estruturado, através da aproximação à dezena. Por outro lado, os alunos associaram a implementação dos jogos a diversão, mas também a aprendizagem, o que contribui para a promoção de atitudes positivas face à matemática.porEducação Pré-EscolarEnsino básico do 1º cicloMatemáticaCálculo mentalJogosRefletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo de jogos matemáticos para o desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes favoráveis à matemática, no 1.º CEBmaster thesis203034996