Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaSarrouy, Alix DidierRodrigues e Sousa, João Pedro2025-01-072025-01-072024-11-29http://hdl.handle.net/10400.8/10347Este relatório de estágio aborda a emergência, na Dinamarca, da primeira agência de música do mundo exclusivamente dedicada à promoção de artistas queer, a Queer Music Agency, procurando compreender as circunstâncias da sua fundação. Partindo de um enquadramento teórico transdisciplinar, focado na interseção entre áreas como a sociologia, a musicologia, a psicologia social, os estudos queer-feministas e a gestão cultural, explora-se a relação entre a música e as identidades (não-normativas), assim como a afirmação e a gestão de carreiras na indústria musical. Um capítulo deste estudo é dedicado à contextualização das cenas culturais e musicais queer de Copenhaga e Lisboa, numa comparação inédita entre os dois contextos que assinala semelhanças e diferenças entre ambos, enquanto provoca a reflexão sobre a necessidade de uma agência queer, em sentido lato. Após a observação empírica e a recolha de múltiplos testemunhos de váries intervenientes durante o estágio realizado, conclui-se que, à semelhança de outras iniciativas queer, o trabalho da agência em foco assenta sobretudo em lógicas DIY e DIO, sendo que o impacto nos percursos artísticos a seu cargo é, no geral, positivo. Finalmente, demonstra-se o papel central des artistas neste processo, bem como o potencial de replicação desta empresa ao nível internacional, incluindo a sua possível entrada no contexto português.porGestão CulturalMúsicaIndústria MusicalQueerAgênciaArtistasDinamarcaPortugalInovar pela diversidade na indústria musical: o caso da Queer Music Agencymaster thesis203784065