Fernandes, Maria Isabel DomingesCatarino, HelenaCustódio, Susana Margarida Rodrigues2018-09-272018-09-272013-10978-989-97031-5-51647-9440http://hdl.handle.net/10400.8/3561Este estudo tem como finalidade avaliar os resultados obtidos com a implementação do projeto N(amor)o (Im)Perfeito – centrado na prevenção da VRI – e desenvolvido com estudantes do ensino secundário da região centro de Portugal. Para além de se conhecer algumas características sociodemográficas destes estudantes, procurou-se caraterizar as relações de namoro entre as/os estudantes; determinar a prevalência de comportamentos de vitimização e perpetração da violência no namoro; avaliar os conhecimentos das/os estudantes face à violência nas relações de intimidade; identificar as suas práticas perante situações de violência nas relações de namoro; comparar os conhecimentos sobre violência nas relações de intimidade e as suas práticas perante uma situação de violência no namoro; e ainda avaliar a satisfação e a importância dos workshops para a aquisição de conhecimentos e para a adoção de estratégias adequadas na construção de relações de intimidade saudáveis. Após terem sido apresentados os resultados obtidos no capítulo anterior importa agora salientar alguns dos resultados, para os confrontar com o referido na literatura. Assim, ao longo deste capítulo apresentam-se os resultados obtidos, analisando-os e discutindo-os à luz das teorias e da literatura referida nos primeiros capítulos, no sentido de encontrar evidências que ajudem à compreensão dos resultados dos workshops desenvolvidos junto das/os jovens no que se prende com a VRI.porPrevenção da VRIViolência no namoroAdolescênciaJuventudeProjeto N(amor)o (Im)PerfeitoRelações de intimidadeIntervenção primáriaImportância dos programas de prevenção de violência no namorobook part