Moreira, Ana Maria Nunes MachadoAraújo, Cristina LimaAlmeida, Cátia Alexandra Moita de2025-01-152025-01-152024-12-12http://hdl.handle.net/10400.8/10394O sistema nervoso é uma rede complexa que se divide em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. No sistema nervoso central podem ocorrer alterações que levam ao desenvolvimento de perturbações estruturais ou funcionais, provocando um desenvolvimento motor atípico, sendo designados distúrbios neuromotores. Devido a estas alterações, as crianças apresentam dificuldade na participação nas atividades de vida diária, por diversos fatores, entre os quais a estabilidade postural e ajustes posturais. É importante avaliar a influência da intervenção da fisioterapia pois visa, nestes casos, favorecer a correção ou minimizar estratégias compensatórias, melhorando a função motora grossa e a qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo verificar se a intervenção em Fisioterapia em simultâneo com a aplicação de um programa de atividades domiciliárias, delineadas no âmbito da fisioterapia, têm influência nos ajustes posturais em crianças com alterações neuromotoras. Este trata-se de um estudo quasi-experimental. A amostra final foi constituída por 12 crianças com condições neuromotoras associadas a diagnóstico médico. Para cada criança foram considerados dois momentos de avaliação, antes e depois do programa de intervenção. No primeiro momento foi aplicada a Medida da Função Motora Grossa-88 para classificar a função motora grossa. De seguida, em ambos os momentos de avaliação, foi aplicada a Escala de Equilíbrio de Berg e o Teste de Alcance Funcional, bem como uma plataforma de forças para analisar dados referentes aos ajustes posturais, como os limites de estabilidade e o deslocamento do centro de pressão. Após 8 semanas de intervenção em fisioterapia conciliada com um programa de atividades domiciliário, os resultados obtidos sugeriram melhores resultados na Escala de Equilíbrio de Berg e no Teste de Alcance Funcional. Os dados obtidos da plataforma de força sugerem, na maioria dos casos, um aumento nos limites de estabilidade. No entanto, em relação ao deslocamento do centro de pressão, em tarefa, os resultados não foram tão positivos quanto o esperado e não coincidiram com a melhoria dos limites de estabilidade na maioria dos casos. Não foi verificada significância estatística quando comparados os dados relacionados com os ajustes posturais entre mudanças de tónus, no entanto, tanto as crianças com hipotonia como as com hipertonia mostraram melhoria na Escala de Equilíbrio de Berg e maximum excursion composite, mas as crianças com hipotonia demonstraram melhores resultados na avaliação final. Foi também verificado que o programa de atividades de casa demonstrou potenciar os resultados obtidos neste estudo. Os resultados obtidos no presente estudo sugerem, assim, que um programa de intervenção em fisioterapia de 8 semanas complementado por um programa domiciliário demonstra ter um impacto positivo nos ajustes posturais das crianças com alterações neuromotoras. A complementação com um programa de atividades domiciliárias, no âmbito da fisioterapia, favorece uma maior funcionalidade, trazendo benefícios às atividades da vida diária e participação de crianças com essas condições.porAlterações neuromotorasCriançasAjustes posturaisLimites de estabilidadeIntervenção em fisioterapiaPrograma de casaINFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE FISIOTERAPIA NOS AJUSTES POSTURAIS EM CRIANÇAS COM ALTERAÇÕES NEUROMOTORASmaster thesis203801024