Oliveira, Ana Margarida Fernandes deFranco, Alexandra Silva2023-07-312023-07-312023-05-24http://hdl.handle.net/10400.8/8720O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte dimensão reflexiva procura descrever e refletir, de forma fundamentada, sobre as práticas pedagógicas realizadas em 1.º e 2.º CEB. Nesse sentido, são apresentadas as aprendizagens realizadas, a partir de uma reflexão sistemática sobre o ciclo pedagógico. Nesta parte, reflete-se também sobre experiências pedagógicas, quer no contexto da Matemática, particularmente sobre o a forma como foi promovida a aprendizagem do perímetro do círculo e da multiplicação e divisão de números racionais, quer no contexto das Ciências Naturais, sobre as atividades práticas e o modelo 5E. A segunda parte dimensão investigativa apresenta um estudo de caso realizado no contexto de 2.º CEB, com a turma de 6.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo focou a análise dos desempenhos e dificuldades evidenciados pelos participantes, nas várias etapas de um estudo estatístico, particularmente a apresentação dos dados. A técnica de dados privilegiada foi a observação participante, com recurso a registos audiovisuais e escritos pelos alunos, sendo que a análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam a dificuldade dos alunos em representar os dados, assim como na construção de representações gráficas. Perante as mesmas foi possível identificar as implicações pedagógicas inerentes ao papel do professor.porimplicações pedagógicasliteracia estatísticainvestigações estatísticasrepresentações gráficasRefletindo sobre a Prática PedagógicaAs investigações estatísticas na sala de aulamaster thesis203335937