Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaSantos, Filipe Alexandre da SilvaSantos, Carla Fernanda Reis2022-09-152022-09-152022-06-20http://hdl.handle.net/10400.8/7674A matemática funcional é importante para jovens com problemas intelectuais porque é através dela que vão adquirir a autonomia social, dentro de contextos da sua vida quotidiana, recorrendo à manipulação de instrumentos lúdicos como o dinheiro. Contudo, a aprendizagem da matemática funcional é difícil para estes jovens devido às suas limitações físicas e intelectuais e à falta de formação e de sensibilização das pessoas que os acompanham, para os orientar na sua vida quotidiana, ao aplicarem conhecimentos matemáticos funcionais. Assim, é sugerido que, entre outras estratégias, se use contextos de simulação do real. O objetivo desta investigação incide na análise do desenvolvimento de competências matemáticas funcionais, nomeadamente nas competências numéricas, em cinco jovens com défice cognitivo de um Centro Lúdico e Ocupacional para Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais ao manusear o dinheiro, em contexto de simulação do real. Esta investigação está inserida numa metodologia qualitativa e o design de estudo é investigação-ação, de carater descritivo. Com este estudo, elaborou-se o plano geral do projeto de intervenção, contendo quatro ciclos de intervenção que foram organizados ao longo do tempo. Os principais resultados deste estudo mostram que as competências numéricas de jovens com problemas intelectuais são desenvolvidas através da repetição e da discussão de atividades entre pares, em situações do seu quotidiano, com a manipulação do material concreto, respeitando os ritmos de cada um.porEducação especialCompetências MatemáticasDesenvolvimento CognitivoCompetências MatemáticasSíndrome de DownDinheiroDesenvolvimento das competências matemáticas funcionais em jovens com défice cognitivo através da manipulação do dinheiromaster thesis203061101