Reis, Susana Alexandre dosFontes, Carolina Tomás Santos2024-12-182024-12-182024-11-14http://hdl.handle.net/10400.8/10321O presente relatório foi concretizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria. O relatório está dividido em duas grandes dimensões que elucidam o percurso académico da estudante, estruturado em torno de uma abordagem reflexiva e investigativa. Desta forma, a primeira parte compreende a dimensão reflexiva em contexto de Prática Pedagógica I e II em 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como na Prática Pedagógica I e II em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste momento de partilha, emerge uma reflexão crítica e fundamentada, que clarifica a importância da observação, planificação, reflexão e avaliação, assim como de estratégias fundamentais para o sucesso escolar dos alunos e das alunas, em 1.º CEB e 2.º CEB. A segunda parte do relatório, a dimensão investigativa visa a identificação e compreensão de estereótipos de género numa turma de 6.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica. De igual modo, percebe-se que tal proposta pedagógica promoveu diversos momentos de partilha de ideias em pequenos grupos e em grande grupo, entre os alunos e alunas, conduzindo à reflexão acerca dos estereótipos de género por partes dos alunos e alunas. Por fim, apresenta-se a conclusão final do relatório, integrando uma reflexão do percurso ao longo do mestrado.porCidadaniaEstereótipo de GéneroPrática pedagógicaFormação de professoresUm Caminho em Construção, da Reflexão à Investigação sobre a práticaos estereótipos de género no contexto do 2.º CEBmaster thesis203768248