Marcelino, Luís Filipe Fernandes SilvaPinto, Filipe Jorge MotaÓrfão, João Pedro dos Santos Nobre2015-03-192015-03-192014-12-05http://hdl.handle.net/10400.8/1338Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pelo Doutor Luis Marcelino.Neste projeto foi abordado o tema da Realidade Aumentada e a sua aplicação no ensino a crianças em idade pré-escolar. Baseado nos desenvolvimentos já efetuados na área, os objetivos deste trabalho foram verificar a capacidade da framework YVision em produzir jogos que recorressem à realidade aumentada e validar a sua utilização na educação de crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. Controlos pouco fiáveis, pouca tolerância na deteção dos movimentos, imaginários desinteressantes e destuantes da realidade das crianças, podem comprometer a experiência desta tecnologia. Por isso foram tidos em conta, na implementação dos jogos, os temas abordados e a jogabilidade de modo a cativar e despertar o interesse das crianças. Os resultados obtidos comprovaram a capacidade da framework e demonstraram que a realidade aumentada pode ser um bom complemento para as técnicas de ensino clássicas. Isto foi observado através da facilidade de adoção deste modo de interação por parte dos utilizadores e o conhecimento demonstrado após a utilização dos jogos desenvolvidos. Como este projeto não representa uma abordagem completa ao tema, identificámos também o que poderá ser implementado no futuro de forma a melhorar e massificar esta ideia.porRealidade aumentadaEnsinoJogosYVisionUnityRealidade aumentada aplicada ao ensino pré-escolarmaster thesis201223783