Jorge, Noémia de Oliveira2025-12-102025-12-102019-12-31Jorge, N. O. (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar: The synthesis as transdisciplinary school genre. Revista Portuguesa De Educação, 32(2), 150–170. https://doi.org/10.21814/rpe.151402183-04520871-9187http://hdl.handle.net/10400.8/14975A síntese é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística.porSínteseGénero de textoGénero transdisciplinarSynthesisTransdisciplinaryA síntese como género escolar transdisciplinarjournal article10.21814/rpe.15140