Abel, Ana PaulaLopes Correia, Sónia CristinaDias, Isabel Simões2019-10-292019-10-292016http://hdl.handle.net/10400.8/4257Adotando uma metodologia qualitativa, o presente estudo apresenta as aprendizagens que as crianças realizaram com a participação de um familiar (pai de uma das crianças do grupo) no projeto “Os Faróis”, realizado com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos) de um Jardim-de-Infância da rede pública da zona centro de Portugal. Os dados dos registos pictóricos realizados pelas crianças foram sujeitos a uma análise de conteúdo que revelou que as crianças, com a participação da figura parental, aprenderam sobre as caraterísticas e funcionalidades dos faróis. Estes dados corroboram o papel da relação escola-família no processo de aprendizagem das crianças em Educação Pré-Escolar e sustentam a pertinência do trabalho colaborativo numa lógica de metodologia de trabalho de projeto.porEducação de infânciaMetodologia de trabalho de projetoRelação escola-famíliaA relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infânciajournal articlehttps://doi.org/10.25766/3x41-0c97