Matos, Rui Manuel Neto eMarques, Sérgio Antunes2024-08-242024-08-242024-05-28http://hdl.handle.net/10400.8/9919O Desporto Escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento holístico dos estudantes, contribuindo para sua saúde física, bem-estar emocional, desenvolvimento social e sucesso académico. É essencial que as escolas reconheçam e valorizem a importância do Desporto Escolar e proporcionem oportunidades significativas de participação para todos os alunos. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é perceber como são definidas as modalidades que fazem parte do Projeto do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente e aferir o grau de participação dos alunos na escolha das modalidades do Projeto do Desporto Escolar. A metodologia qualitativa de investigação adotada neste estudo combina a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada e contextualizada do tema em estudo, permitindo explorar as perspetivas e experiências dos participantes de forma ampla. Da análise dos resultados obtidos foi-nos permitido verificar que as modalidades desportivas do Projeto do Desporto Escolar são escolhidas de acordo com os interesses e aptidões dos professores de Educação Física, mas também de acordo com as instalações/espaços. Igualmente verificámos que os alunos não são auscultados para a escolha das modalidades desportivas, no contexto do Desporto Escolar.porDesporto EscolarAgrupamento de Escolas Marinha Grande NascenteOferta Desportiva no Contexto do Desporto EscolarEstudo de Caso no Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente, Leiriamaster thesis203683722