Bártolo, José Manuel SilvaBalesteros, Marco Paulo CariasBelo, Marta Luísa Guerra2017-12-042017-12-042017-07-25http://hdl.handle.net/10400.8/2867Tal como no jogo a linguagem no design não é passiva, pressupõe ação. A presente investigação coloca o designer como jogador para analisar o jogo como método e avaliar a sua significância na construção da identidade individual e social do designer gráfico. O projeto foi desenvolvido como um sistema de jogo composto por 15 ensaios teóricos e 30 ensaios práticos. Os ensaios teóricos dividem--se em duas partes, o enquadramento histórico e crítico e a análise ao jogo como atividade social e educativa. A primeira parte tem como objetivo compreender o papel do designer e a sua educação. A segunda parte analisa os vários elementos de jogo e avalia-os como método de trabalho. Os ensaios práticos apresentam-se em 16 editoriais e 13 animações, que exploram o jogo como método na conceção dos objetos gráficos, e um workshop, que explora o jogo como método na ação e educação do designer gráfico.porJogoMétodoDesigner GráficoIdentidadeProcessoEducaçãoO designer como jogadorJogo, método e design gráficomaster thesis201766485