Reis, Susana Alexandre dosRodrigues, Marina Vitória Valdez FariaSantos, Ana Margarida Pinto2023-01-112023-01-112022-11-28http://hdl.handle.net/10400.8/7992O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada tem como objetivo espelhar aquilo que foi o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. O relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte centra-se nas reflexões realizadas ao longo das práticas pedagógicas, estando dividida em três capítulos, respetivamente a valência de Creche, de Jardim de Infância I – IPSS e de Jardim de Infância II – rede pública. A segunda parte centra-se na investigação, realizada no contexto de Jardim de Infância I, na qual a brincadeira e o contacto com a natureza têm grande destaque. A primeira parte revela as aprendizagens e experiências realizadas ao longo da prática pedagógica, nos três contextos pelos quais tive oportunidade de passar. Exponho algumas ideias que me surgiram durante o contacto com a realidade de ser educadora de infância, passando por aspetos como as rotinas, o papel do educador, o envolvimento das famílias, os grupos heterogéneos, a avaliação, a agência da criança, a diferenciação pedagógica, entre tantos outros. Na segunda parte apresenta-se um estudo investigativo de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso, com quatro crianças do Pré- Escolar, que pretendia analisar os benefícios da brincadeira ao ar livre. Os resultados mostram que as crianças preferem brincadeiras que envolvam movimento, dispensa de energia, comunicação com o outro, materiais de fim aberto, pouco envolvimento do adulto e, ainda, muita liberdade.porBrincarEducação Pré-escolarJardim de InfânciaLiberdadeRefletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre os benefícios do brincar no espaço exteriormaster thesis203159578