Pereira, João Francisco Romeiro da FonsecaSerrano, Luis Manuel VenturaClara, Nuno José Pires2024-10-222024-10-222024-07-29http://hdl.handle.net/10400.8/10191O presente trabalho teve como objetivo a análise da metodologia aplicada em testes de veículos, utilizando combustíveis de baixo carbono, com o intuito de aumentar a precisão dos resultados obtidos na realização destes testes. Para atingir estes objetivos procedeu-se à identificação de eventuais fontes de desvio e correspondente introdução de possíveis ações de melhoria na qualidade desses resultados. Foram analisados testes laboratoriais e em estrada, com o objetivo de investigar os efeitos de introdução de pequenas incorporações de combustível renovável, garantindo contribuir para garantir maior sustentabilidade e apresentando uma utilização inovadora no funcionamento dos veículos, permitindo avaliar o seu desempenho, emissões e efeitos nos componentes do motor. A metodologia abrangeu ensaios em dinamómetro e em condições reais de utilização, com foco na análise comparativa entre gasolina e diesel. Para assegurar a conformidade e a validação dos resultados, foram realizados ciclos WLTC classe 3b, durante os quais se efetuou a medição do consumo de combustível e a obtenção de dados do dinamómetro e do funcionamento do veículo. Adicionalmente, foram realizados testes de desempenho para uma avaliação relativa dos resultados, permitindo ainda a comparação com os padrões estabelecidos pelo fabricante. Os veículos foram ainda submetidos a ensaios em condições reais de utilização, sob diversas condições rodoviárias e ambientais, percorrendo trajetos correspondendo a mais de 20k km. Durante estes testes, foram efetuadas verificações regulares para monitorar o funcionamento do veículo e recolher dados relevantes, como amostras de óleo lubrificante e análise de componentes do motor. Esta etapa permitiu validar os resultados obtidos em laboratório e avaliar o desempenho dos veículos ao longo do tempo. Através da análise das condições de funcionamento dos veículos, observou-se que o horário de realização dos ensaios influencia a temperatura do ar admitido pelo motor, uma vez que o laboratório não está climatizado, podendo afetar o consumo de combustível, o desempenho e as emissões de CO2. Foi ainda possível detetar algumas diferenças nos testes de desempenho, que se verificou poderem estar associadas a alterações na pressão de ar no coletor de admissão, identificadas através da análise dos dados obtidos pela OBD (On-Board Diagnostics). As análises dos testes em estrada permitiram concluir que, tendo o veículo operado maioritariamente em regime misto e em autoestrada, com apenas cerca de 10% do tempo dedicado ao regime urbano, foi possível constatar um aumento de aproximadamente 0,5L/100 km entre o consumo registado no "quadrante" do veículo e o consumo calculado com base nos quilómetros percorridos e no número de litros abastecidos. Apesar das limitações encontradas, este estudo oferece uma contribuição valiosa para a avaliação dos combustíveis de baixo carbono, sublinhando a necessidade de abordagens metodológicas mais rigorosas e abrangentes em pesquisas futuras para melhor compreender o seu impacto em condições reais de operação.porQualidade dos resultados dos testes em estradaBanco de rolos para ensaio de veículosWLTPCiclos de conduçãoTestes em estradaTestes em laboratórioBiocombustíveisEstudo sobre a metodologia aplicada em testes de veículos utilizando combustíveis de baixo carbonomaster thesis203712226