Pereira, João Francisco Romeiro da FonsecaSantos, Hélder Manuel FerreiraFerreira, Carlos Daniel HenriquesRibeiro, Eliseu Salvador Aires2017-06-142017-06-142017-05-24http://hdl.handle.net/10400.8/2605Com a necessidade de aumentar a eficiência energética dos veículos automóveis e o ponto de estagnação que se tem vindo a atingir, os fabricantes automóveis necessitam de se virar para novas tecnologias. Com uma quantidade considerável de energia a ser libertada na forma de calor, há uma oportunidade de aumentar o rendimento dos veículos automóveis através da aplicação de sistemas de ciclo de Rankine. Este sistema necessita de um controlo eletrónico de modo a garantir operação segura e eficiente para as diferentes condições de operação do veículo, requerendo a implementação de um sistema embebido. No presente trabalho, projetou-se e desenvolveu-se o sistema de controlo para uma montagem experimental dedicada ao estudo de sistemas de ciclo de Rankine. Foram selecionados os sensores e atuadores necessários. Foram desenvolvidas duas placas de circuito impresso que continham cada um dos módulos. Com vista a efetuar um controlo simples e eficaz, foi desenvolvido um algoritmo que trata os dados dos sensores e controla o caudal de fluido de trabalho (água), de forma que a temperatura à saída do evaporador seja a desejada. Desenvolveu-se também uma aplicação em ambiente Windows para a aquisição e controlo dos parâmetros do controlador. Foram realizados testes com vista à validação do sistema e à verificação do seu correto funcionamento. Estes testes demonstraram a capacidade do sistema em controlar a temperatura pretendida para o fluido de trabalho à saída do evaporador.porRecuperação de energia térmicaCiclo de RankineSistema embebidoFluido de trabalhoDesenvolvimento de controlo eletrónico para sistema de recuperação de energia térmica de veículos automóveismaster thesis201705940