Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraPereira, Isabel da Ascensão da Silva2016-04-042016-04-042015-05-18http://hdl.handle.net/10400.8/1733Os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) foram criados em Portugal em 1996. Têm por base o princípio de discriminação positiva e inspiram-se na educação compensatória desenvolvida nos Estados Unidos, nas Educational Priority Areas britânicas e nas Zones d’Education Prioritaires em França. Na sequência da descentralização e territorialização das políticas educativas, os TEIP possibilitam o reforço da autonomia das escolas interligando-a com mecanismos para a sua agilização. Os Agrupamentos de escolas que, pelas características da sua população escolar e comunidade envolvente, foram incluídos ou se candidataram aos vários projetos TEIP, implementam desde então estratégias para combater o abandono escolar precoce, a indisciplina, a exclusão e o insucesso escolares. Favorece-se a orientação educativa e a qualificação para a vida ativa recorrendo a parcerias sociais e empresariais existentes na envolvência geográfica da escola. Privilegia-se a igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares. Este estudo de caso visa perceber de que forma foram implementadas as políticas educativas ligadas ao programa TEIP num agrupamento de escolas da zona centro e constatar os seus efeitos práticos, em especial no que se refere à gestão organizacional e educativa e o seu contributo para a melhoria da qualidade do sucesso educativo.porPolitica educativaInsucesso escolarGestão escolarPerceção da qualidade e sucesso num território educativo de intervenção prioritária: estudo de casomaster thesis201109204