Neves, Carlos Fernando Couceiro de SousaCastro, Hugo Filipe Costelha deGil, Baptiste Ferreira2016-11-142016-11-142014-09-02http://hdl.handle.net/10400.8/2233A Condução de um veículo automóvel tem-se tornado cada vez mais automatizada ao longo dos anos. Este processo tem-se vindo a desenvolver com o intuito de facilitar cada vez mais a condução dos veículos, de prevenir acidentes rodoviários ou ainda de ser utilizado em operações militares. Este trabalho tem como principal foco o estudo da aplicação de dois dos principais métodos de cálculo da localização probabilística à localização de um veículo automóvel autónomo: o Filtro Estendido de Kalman e o Filtro de Partículas. Foram implementadas várias versões de ambos os filtros, quer em simulação, quer num veículo real, tendo por base, em termos de sensores, a odometria do robô, uma unidade inercial e um GPS. Este trabalho surge na continuação de vários projetos anteriores, com foco no desenvolvimento de um veículo autónomo de baixo custo, acrescentando-lhe a funcionalidade de se localizar. Neste sentido, o trabalho desenvolvido servirá de base para a navegação autónoma em trabalhos futuros.porVeículos inteligentesLocalização de veículosCondução autónomaFiltro estendido de kalmanFiltro de partículasFusão sensorial.Condução autónoma – localização de um veículo com base em odometria, IMU e GPSmaster thesis201277409