Barbeiro, Luís Filipe TomásPrino, Cláudia Sofia Reis Pinto Gonçalves2016-03-182016-03-182015-07-28http://hdl.handle.net/10400.8/1690O presente estudo incidiu sobre as potencialidades de estratégias inspiradas na pedagogia genológica no contexto de uma sala de educação de infância, crianças com idades compreendidas entre os dois, três e quatro anos, incluindo crianças com perturbações da comunicação. Pretendeu-se observar o contributo destas estratégias, para, com um propósito inclusivo, promover o sucesso alargado na aprendizagem relacionada com as histórias e outros géneros textuais. O estudo foi realizado numa perspetiva de investigação-ação. Contrastaram-se a abordagem pedagógica habitualmente seguida pela educadora com a introdução de estratégias genológicas. Os dados foram recolhidos através de gravação das sessões e do diário de bordo da educadora. Os resultados obtidos revelaram um incremento da participação e do sucesso das intervenções das crianças, incluindo das crianças com perturbações da comunicação, que se aproximaram do nível alcançado pelas restantes crianças. O recurso à pedagogia genológica alterou positivamente a sua compreensão e participação e melhorou as suas atitudes e comportamento. Foram, assim, alargados os círculos de inclusão por meio de atividades dirigidas a todo o grupo. Tornou-se evidente o alargamento do sucesso envolvendo todas as crianças, com reflexos ao nível de atitudes e comportamento, mas também implicando a participação e o desenvolvimento de competências de compreensão ligadas à leitura (audição) de histórias e de outros géneros textuais.porEnsino especialIntegração socialNecessidades educativasPedagogia genológicaAbordagem genológica em contexto de jardim-de-infância e crianças com perturbações da comunicação: alargar o círculo de inclusãomaster thesis201091690