Andrade, Nuno Queiroz deBaptista, Telmo Mourinho2013-05-292013-05-292013ANDRADE, Nuno Queiroz de ; BAPTISTA, Telmo Mourinho - Práticas de assédio moral em empresas portuguesas. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2013. pp. 109-121. Comunicação apresentada no "II Congresso Internacional de Ciências Jurídico-Empresariais, 2010".978-972-8793-40-1http://hdl.handle.net/10400.8/853Neste artigo são apresentados os resultados de uma investigação que visa identificar (1) os comportamentos hostis que caracterizam as práticas de assédio moral no trabalho em empresas portuguesas e (2) as estratégias de coping usadas pelas vítimas para lidarem com as agressões que lhes são dirigidas. O assédio moral no trabalho define-se como o conjunto de comportamentos hostis dirigidos, sistematicamente, contra um ou mais indivíduos causando um efeito de humilhação, intimidação e angústia. As vítimas têm dificuldade em defender-se, o seu desempenho profissional diminui e o seu emprego é posto em causa. Realizou-se um estudo exploratório qualitativo com recurso à metodologia das entrevistas narrativas, tendo sido entrevistados dez sujeitos, selecionados entre clientes de advogados especializados em direito do trabalho e de consultores da área de recursos humanos e da formação. Os resultados obtidos revelam que estes sujeitos foram submetidos a todas as categorias de comportamentos hostis, confirmando que se inscrevem no fenómeno que se pretendia estudar, com o destaque de que todos foram alvo de atentados às condições de trabalho e a isolamento e recusa de comunicação. Os atentados à dignidade foram os comportamentos hostis mais praticados, em segundo lugar, pelos agressores. Só um sujeito foi alvo de violência verbal, com gritos e ameaças de violência física. Os mesmos resultados indicam que as vítimas de assédio moral utilizam, preferencialmente e de forma combinada, as estratégias de confrontação e de distanciamento, seguida da procura de suporte social. A aceitação e a reinterpretação são as estratégias menos utilizadas e nenhum dos sujeitos utilizou a estratégia de fuga. A nível prático, os resultados obtidos podem dar indicações de atuação a diversos grupos profissionais quer na identificação da ocorrência de comportamentos hostis típicos do assédio moral em meio laboral quer no apoio às vítimas e às organizações onde ele ocorre.porAssédio moral no trabalhoViolência psicológicaIntimidaçãoComportamentos hostisCopingVítimaPráticas de assédio moral em empresas portuguesasconference object