Barbeiro, Luís FilipeGamboa, Maria José2019-10-292019-10-292016http://hdl.handle.net/10400.8/4256Assumida como um desafio das sociedades contemporâneas, a construção de leitores não pode circunscrever-se à esfera da aprendizagem curricular e ao tempo da escolaridade. Este desafio coloca a questão de saber o que a escola poderá fazer para ajudar os jovens estudantes, com experiências leitoras diversificadas, a tornarem-se e a permanecerem leitores e leitoras ao longo do seu ciclo vital. Conhecer as práticas de leitura dos alunos é um ponto de partida. (Re) pensar as potencialidades dos clubes de leitura enquanto lugares de construção e de conquista de (não)leitores poderá revelar meios para alcançar esse desafio. Este artigo apresenta alguns elementos de um estudo, realizado no âmbito do projeto Lectibe (Lectores Ibéricos - Clubes de Lectura), que baseou a sua estratégia para a construção de leitores nos clubes de leitura. Os dados obtidos por meio de um inquérito por questionário, aplicado aos participantes, jovens estudantes espanhóis e portugueses do ensino secundário, revelam os clubes de leitura como uma iniciativa que obteve a adesão e o envolvimento de estudantes com diferentes perfis de relação com a leitura. Aí se encontram aqueles jovens que já têm uma relação positiva com a leitura, mas também os que apresentam um perfil tendencialmente mais afastado de práticas e de fruição leitoras. Nessa diversidade, reside uma enorme potencialidade dos clubes de leitura: a conquista para a leitura como parte integrante de um projeto de vida.porLeituraClube de leituraPerfil de leitorLivroClubes de leitura: construção e conquista de leitoresjournal articlehttps://doi.org/10.25766/q4bq-xw81