Ferreira, Vítor Hugo dos SantosOliveira, Liliana Margarida Santos deMarques, Lina Maria2025-07-232025-07-232024-11-22http://hdl.handle.net/10400.8/13760As rápidas mudanças que ocorrem nas organizações e o alto nível de competitividade existente entres empresas e nos diferentes mercados, com um grande nível de oferta de produtos e serviços, as organizações têm de optar por se modernizar e optar por adotar estratégias de diferenciação que as distingam dos concorrentes.. Neste contexto, a criatividade organizacional tem sido vista, cada vez mais, como um fator de importância a avaliar dentro das organizações tal como os fatores que poderão afetar o nível desta, positivamente, de forma a melhorar o desempenho das empresas. As ferramentas de inteligência artificial, têm sido cada vez mais exploradas e estudadas neste sentido, pois quando bem introduzidas nas organizações, podem permitir aos funcionários a facilitação de algumas tarefas de forma automatizada, o que poderá contribuir para o pensamento criativo dos indivíduos, uma vez que possuem mais tempo livre. A existência de um bom nível de criatividade organizacional é uma mais-valia nas empresas, uma vez que organizações inovadoras terão sempre vantagem face aos concorrentes, quer seja pela criação de novas ideias e perspetivas diferentes, ou pelas soluções inovadoras face aos obstáculos organizacionais. Assim, o principal objetivo deste estudo será analisar o papel da inteligência artificial na criatividade organizacional. A metodologia empregue envolveu um estudo quantitativo, utilizando um inquérito por questionário que possibilitou a obtenção de 95 respostas válidas de profissionais pertencentes a organizações, tanto do setor privado como do público.. Através do instrumento de medição estatístico do Modelo de Regressão Linear, apurou-se que a inteligência artificial tem um impacto positivo na criatividade organizacional. A presente investigação contribui para a literatura sobre potenciais fatores que produzem um efeito na criatividade organizacional e os resultados obtidos são benéficos para empresas que procurem melhorar o nível de criatividade.The rapid changes taking place in organizations and the high level of competitiveness between companies and in different markets, with a high level of supply of products and services, mean that organizations must choose to modernize and adopt differentiation strategies that distinguish them from the competition. In this context, organizational creativity has increasingly been seen as an important factor to evaluate within organizations and which factors could positively affect its level in order to improve company performance The methodology employed involved a quantitative study, using a questionnaire survey which made it possible to obtain 95 valid responses from professionals belonging to organizations in both the private and public sectors. Of the total number of responses, 68 are from women and 27 from men. Using the Linear Regression Model statistical measurement tool, it was found that artificial intelligence has a positive impact on organizational creativity. This research contributes to the literature on potential factors that influence organizational creativity, and the results obtained are beneficial for companies seeking to improve their level of creativity.porInteligência artificialCriatividade organizacionalO papel da inteligência artificial na criatividade organizacionalmaster thesis203972538