Mouga, Teresa2024-07-152024-07-152023-10978-989-35410-7-4http://hdl.handle.net/10400.8/9835Projetos de Inovação Pedagógica Skills4Future: Innovative practices. Organizadores: Graça Poças Santos Susana Alexandre Reis; Paula Cardoso; Marlene Neves Rosa. Handle: http://hdl.handle.net/10400.8/9427É consensual que a inovação pedagógica desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, especialmente nas áreas STEM, crucial para os preparar para os desafios do século XXI. Nesse sentido, foi desenvolvido um projeto de aprendizagem ativa na UC de Botânica Marinha, da licenciatura em Biologia Marinha. A aplicação destas metodologias demonstrou resultados significativos em relação ao desempenho dos estudantes, diferenças de género e satisfação dos estudantes. Os resultados apontam para uma diferença marcante no desempenho académico entre rapazes e raparigas, com as raparigas obtendo consistentemente melhores resultados, mas a introdução destas novas metodologias teve um impacto positivo no desempenho geral dos estudantes, com uma notável melhoria na participação dos rapazes nos testes. Os estudantes fizeram uma apreciação global das aulas, mostrando uma ligeira preferência pelas aulas expositivas em relação às aulas invertidas. No entanto, ambas as abordagens são consideradas úteis e compreensíveis, indicando que a combinação de diferentes métodos pedagógicos pode ser benéfica para atender às diversas necessidades e estilos de aprendizagem dos estudantes. Finalmente, destaca-se a popularidade do escape-room como uma atividade de aprendizagem, evidenciando que abordagens criativas e envolventes podem aumentar a motivação dos estudantes e o seu interesse pelo conteúdo.porAprendizagem ativaDesempenho académicoAulas InvertidasQuizzesEscape-RoomAprendizagem ativa aplicada às aulas teóricas da UC de Botânica Marinhabook part10.25766/av1k-5j91