Silva, João Pedro Cruz daRoda, Hugo Filipe Pereira2025-07-252025-07-252025-01-24http://hdl.handle.net/10400.8/13776As vias rodoviárias, segundo os registos históricos, tiveram um desenvolvimento acentuado pelos povos romanos, desempenhando, até aos dias de hoje, um papel fundamental no estímulo à evolução social e económica dado que possibilitam a circulação rápida e segura de pessoas, bens e serviços. Neste contexto a presente dissertação tem como objetivo estudar as implicações decorrentes da eventual construção de uma via na zona do Vale Sepal em Leiria. Em síntese, serão avaliadas as consequências para a zona em estudo, nomeadamente nas vias próximas e para a vivencia urbana. Após uma breve revisão geral sobre a origem das vias rodoviárias e as funções e características que estas deverão possuir, a presente dissertação centralizou-se no caso de estudo. Recorrendo inicialmente à pesquisa bibliográfica, constatou-se que a zona do Vale Sepal, e a sua correspondente freguesia, fica muito próxima do centro urbano de Leiria, registando um crescimento populacional positivo. Realizou-se a identificação e caraterização das vias da rede local e definiram-se dois cenários a analisar: 1) cenário atual e 2) cenário resultante da construção da nova via. Para ambos os cenários, foi efetuada uma recolha de dados, em campo, e subsequente aplicação de várias abordagens em termos de caracterização e previsão do tráfego rodoviário tais como, a contagem manual, método do observador móvel e método das matrículas. A análise efetuada aponta para, no cenário de construção da nova via, em ganhos em termos de acessibilidade e segurança local bem como de benefícios para a fruição do espaço urbano local.Highways, according to historical records, had a marked development by the Roman people, playing, to this day, a fundamental role in stimulating social and economic evolution as they enable the rapid and safe movement of people, goods and services. In this context, this dissertation aims to study the implications arising from the eventual construction of a road in the Vale Sepal area in Leiria. In summary, the consequences for the area under study will be assessed, particularly on nearby roads and for urban life. After a brief general review of the origin of highways and the functions and characteristics they should have, this dissertation focused on the case study. Initially using bibliographical research, it was found that the Vale Sepal area, and its corresponding parish, is very close to the urban center of Leiria, registering positive population growth. The identification and characterization of the local network roads was carried out and two scenarios to be analysed were defined: 1) current scenario and 2) scenario resulting from the construction of the new road. For both scenarios, data collection was carried out in the field, and subsequent application of various approaches in terms of characterizing and forecasting road traffic, such as manual counting, the mobile observer method and the license plate method. The analysis carried out points to, in the scenario of construction of the new road, gains in terms of accessibility and local safety as well as benefits for the enjoyment of the local urban space.porVias urbanasAfetação de tráfegoVivência urbanaEstudo de Via Prevista na Zona do Vale Sepal em Leiriamaster thesis203974832