Leal, Kelen2013-01-232013-01-232012-12-11http://hdl.handle.net/10400.8/716Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de LeiriaPerante a atual evolução dos mercados turísticos e a mudança no comportamento do turista, torna-se fundamental conhecer profundamente as necessidades, as motivações e as preferências dos consumidores-turistas, de modo a obter uma eficaz capacidade de resposta às necessidades e preferências da procura. Com o aumento da competitividade entre os destinos turísticos surgem mais desafios às empresas, não só as que estão ligadas ao setor como as que estão relacionadas ao próprio destino, o que leva a que se vejam forçadas a tomar decisões concretas, assentes em estudos de mercado, a fim de captarem segmentos de turismo consistentes, criando, para o efeito, uma forte imagem do produto, uma vez que a imagem desempenha um papel extremamente relevante como um dos fatores que mais influi na decisão da escolha de um destino. Considerando a importância da segmentação, como uma valiosa ferramenta de marketing, para a promoção de um destino, este trabalho tem como principal objetivo identificar e descrever o perfil sociodemográfico, motivacional e preferencial do turista luxemburguês, a fim de compreender as motivações que o levam a deslocar-se e a fazer turismo. Um outro objetivo será o de identificar a tipologia de turismo que procuram fazer para, mais facilmente, identificar a que mais os atrai e satisfaz, com vista a orientar a gestão e promoção turística de destinos que se enquadrem nesta tipologia junto destes turistas em específico. No fundo, este trabalho visa, não só compreender o perfil do turista luxemburguês, como também, identificar os destinos que mais os atraem para futuras promoções e para uma eficaz gestão por parte desses mesmos destinos turísticos.porPerfil do turista luxemburguêsComportamento do consumidor quanto às preferênciasMarketing turísticoGestão turísticaAnálise multivariadaLuxembourg tourist profileConsumer behaviorPreferencesTourism marketingTourist managementMultivariate analysisEstudo do perfil dos turistas luxemburguesesmaster thesis