Freire, Carla Sofia CostaZucchetti, Dinora TerezaSarmento, Graziela2025-02-112025-02-112024-11-21http://hdl.handle.net/10400.8/10473A presente investigação foi realizada no âmbito do Instituto Politécnico de Leiria e Feevale, no Mestrado em Comunicação Acessível e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, que resulta na dupla titulação de mestrado. Ao longo dos anos, é possível observar um progresso na garantia de direitos das pessoas com deficiência e aumento em sua representatividade nos espaços publicitários. Ainda que representem mais de 9% da população brasileira, esse é um cenário em desenvolvimento, em que esse público ainda encontra muitas barreiras no acesso ao mercado de consumo, representado por apenas 1,2% de peças publicitárias com pessoas com deficiência. Tais barreiras acabam por impactar na consolidação da cidadania comunicativa das pessoas com deficiência, fazendo com que seus direitos e deveres no terreno da comunicação não sejam garantidos. Esse contexto se dá porque grande parte das produções na área da Comunicação não agem na perspetiva da Acessibilidade Comunicativa e não pensam a acessibilidade como parte do processo como um todo, como estratégia de negócio, para além de garantia de direitos e obrigações legais. Esta investigação se dedica a estudar como se deu a relação entre uma consultoria de acessibilidade e uma agência de publicidade na produção de filmes acessíveis. Para tal, foi realizado um Estudo de Caso da consultoria da Sondery, uma empresa brasileira que se dedica a produzir comunicação acessível e inclusiva. Interessou entender quais são os fatores que impactam na decisão de acessibilizar o conteúdo de filmes publicitários, em termos de narrativa acessível e recursos de acessibilidade, assim como, identificar os responsáveis pela tomada de decisão envolvidos no processo. O estudo foi orientado através da análise de três subunidades (filmes): Burger King – Audiodescrição, Lacta Sinais e Lacta Palavras, disponíveis em rede aberta. Foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais que atuaram como consultores da Sondery e da equipe de criação de uma agência publicitária. Os dados obtidos foram triangulados com registos de feedbacks enviados pela consultoria à agência durante dois dos processos de consultoria para produção de filmes acessíveis e um dossier de projeto. Nesse sentido, foi possível adicionar novas informações que fortalecem o entendimento das mediações que aconteceram no processo de consultoria até que ele se consolidasse. Assim, observou-se que o trabalho da consultoria é acionado pela agência quando já há um ou mais roteiros estruturados previamente pela equipe de Criação, que a necessidade desse tipo de serviço está relacionada com uma validação social pontual e ainda há um importante caminho a se percorrer rumo a conscientização da acessibilidade enquanto direito, para que essa prática seja replicada em projetos subsequentes e de forma indispensável.porAcessibilidade comunicativaPubliciade aaudiovisualMediaçõesAcessibilidadePublicidadePessoa com deficiênciaACESSIBILIDADE COMUNICATIVA NA PUBLICIDADE AUDIOVISUAL: UM ESTUDO DE CASOmaster thesis203888111