Carvalho, Henrique AmadoJaulino, Inês de Oliveira2016-03-092018-12-182015-12-18http://hdl.handle.net/10400.8/1598A constante turbulência que envolve o mundo empresarial requer instrumentos e sistemas capazes de acompanhar as mudanças repentinas nos mercados financeiros e nos comportamentos dos consumidores. A propagação da informação a uma velocidade instantânea veio, de igual modo, fomentar desafios às empresas, uma vez que as suas vantagens competitivas são facilmente copiáveis e de pouca duração. Como tal, surgiu a necessidade das empresas se restruturarem internamente para poder vingar junto dos concorrentes. Os sistemas de informação para a gestão ganham relevância junto das empresas na tentativa de se reorganizarem e se destacarem dos seus concorrentes. Assim, este projeto consiste em reestruturar a contabilidade de uma empresa na tentativa de se apurar a contribuição que cada centro de responsabilidade tem nos resultados da mesma. O facto de Portugal ser um país cujo turismo é a engrenagem para o crescimento da economia foi um fator que influenciou a escolha de uma empresa hoteleira para a criação e modelização das bases de um do sistema integrado de gestão. Deste modo, o projeto apresentado tem como principal objetivo a reorganização da contabilidade de gestão e a estruturação da base do sistema de informação para a gestão de uma empresa da área hoteleira tendo sempre em consideração as características do setor em causa. Serão desenvolvidos os conceitos relacionados com a medição do valor e com a análise de segmentos da empresa, dando especial enfâse à organização dos centros de responsabilidade e à visão multidimensional da contabilidade que permite observar os resultados em diferentes dimensões.porSistema integrado de GestãoDimensõesVisão multidimensionalCentros de responsabilidadeHotelariaAnálise de segmentosO controlo de gestão aplicado na hotelaria: modelização do sistema integrado para a gestãomaster thesis201076110