Pinto, Hélia GonçalvesSantos, Mariana Sofia2023-03-132023-03-132022-12-13http://hdl.handle.net/10400.8/8201O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os momentos vividos nas práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que emergiram e, também, as aprendizagens realizadas. Na dimensão investigativa é apresentado o estudo que surgiu no âmbito de um contexto de prática pedagógica excecional, com duas turmas do 5.º de escolaridade do 2.º CEB, durante a pandemia provocada pela Covid-19. Neste estudo, através da triangulação de dados, apresenta-se um relato com diferentes perspetivas sobre as vivências, enquanto professoras, no período atípico vivenciado por todos na Educação em Portugal. Os resultados obtidos demonstram as limitações e potencialidades que um contexto atípico revelou na formação inicial de professores, como também, as potencialidades e limitações identificados no modelo de ensino praticado em contexto de prática de pedagógica excecional.porEnsino básico do 1.º CicloEnsino básico do 2.º CicloEnsino à DistânciaMatemáticaCiências NaturaisDa emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecionalmaster thesis203246985