Dias, Isabel Simões2022-02-042022-02-042020-12Simões Dias, I. (2020). Instrumentos de supervisão: contributo para a formação de educadores de infância. RELADEI-Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 9(2). Diponível: http://www.reladei.net2255-0666http://hdl.handle.net/10400.8/6596Projeto financiado - concurso interno IPL - 2010-2012Este relato de experiência dá a conhecer os instrumentos de supervisão utilizados por uma das docentes da unidade curricular de Prática Pedagógica - Creche do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Politécnico de Leiria - Portugal, no ano letivo 2014/2015, com um par pedagógico. Identifica exercícios formativos escritos transversais à unidade curricular e apresenta quatro exercícios específicos desenvolvidos em contexto de supervisão da tríade em análise (supervisor/par pedagógico): i) sínteses reflexivas das reuniões de supervisão (em grupo de pares), ii) desafios semanais com auto e heteroavaliação, iii) registos das aprendizagens realizadas em contexto educativo com a Educadora Cooperante e com a Auxiliar de Ação Educativa e iv) questões para pensar e responder (exercícios individuais). Estes instrumentos da prática supervisiva solicitaram a descrição, a interpretação, o confronto e a problematização contribuindo para a reconstrução de conhecimentos teórico/práticos e críticos sobre a ação docente.porMétodos de EnsinoPrática ProfissionalDiscussõesSupervisãoAprendizagemInstrumentos de supervisão: contributo para a formação de educadores de infânciajournal article2022-02-03cv-prod-2544135