Schön, MichaelMartins, Rui Alberto de FreitasCoito, André Vicente Marques2022-03-112022-03-112022-03-10http://hdl.handle.net/10400.8/6766O atual relatório reflete o estágio curricular realizado na AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste durante o ano letivo 2020/2021 do Mestrado em Marketing e Promoção Turística, tendo o estágio sido desenvolvido no departamento de Estudos e Projetos. A realização do estágio revelou-se uma mais-valia no que respeita à aplicação de conhecimentos obtidos durante o percurso académico bem como na prática em contexto de trabalho e aquisição de novos conhecimentos e valências, quer profissional, quer pessoal. Os principais objetivos atingidos através do estágio foram conhecer melhor a comunidade empresarial do Oeste participando ativamente na equipa que desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Empresarial para o tecido económico da Região, revelando-se um fator essencial para uma melhor visão do passado, presente e futuro do Oeste e respetivo tecido económico-empresarial. Além disto, o planeamento de serviços de incubação revelou-se fulcral para que sejam disponibilizados serviços e infraestruturas de qualidade às empresas e empreendedores regionais. O meio empresarial é cada vez mais dinâmico, ativo e competitivo, sendo que as associações empresariais e os mais variados serviços por elas prestadas revelam ser uma mais-valia e um importante contributo para o aumento do desenvolvimento empresarial e inovação regionais, sendo crucial o associativismo acompanhar de perto os seus associados e criar as mais variadas dinâmicas dentro do meio onde está inserido.porAssociativismo empresarialPlaneamento estratégicoIncubaçãoAnálise de mercadoEmpreendedorismoRelatório de estágio na AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste: Desenvolvimento do Plano Estratégico Empresarial do Oestemaster thesis202961060