Dias, Francisco Teixeira PintoPãozinho, Ricardo Filipe Rolim2022-03-302022-03-302022-03-07http://hdl.handle.net/10400.8/6878O turismo tem-se assumido, sobretudo ao longo das últimas décadas, enquanto atividade com uma importância crescente em todo o mundo, cujos impactos diretos e indiretos são transversais a toda a sociedade. Nesse contexto, saber comunicar, de forma adequada, os destinos turísticos, assume uma importância crescente, pois apenas os destinos que se encontram bem presentes na mente dos turistas serão considerados na hora de escolher um destino a visitar. Dada a importância dos vídeos de promoção turística (VPT) dos diferentes destinos turísticos, em particular num contexto de crescente relevância das redes sociais, por um lado, bem como perante a exiguidade de bibliografia concernente a esta temática, por outro, é concretizada a presente dissertação. Assim sendo, a presente dissertação tem como principal objetivo aferir, evidenciar, compreender e analisar os principais fatores de eficácia dos VPT, através da análise aprofundada de dois vídeos promocionais relativos a dois destinos bastante distintos – Suíça e Dubai. A presente dissertação consiste, numa primeira etapa, numa investigação teórica, a qual foi executada através da condução de uma pesquisa bibliográfica ampla e da coletânea de informação concernente aos fatores de eficácia dos VPT, bem como de uma investigação quantitativa realizada através de um estudo quasi-experimental, por meio de um inquérito por questionário, realizado de forma presencial. Constata-se que o objetivo pretendido foi alcançado, tendo-se verificado quais são, efetivamente, os principais fatores responsáveis pela eficácia dos VPT, nomeadamente o endosso do produto/destino, o entusiasmo, a originalidade e a criatividade. É sugerido que sejam levadas a cabo novas investigações que permitam solidificar e aprofundar o estudo aqui começado. Não obstante, os dados do presente estudo já podem servir de orientação para as entidades responsáveis pela definição de estratégias de promoção turística (PT), particularmente no que concerne aos meios audiovisuais.porEntusiasmoEnvolvimento com a marcaCredibilidade da fonteOriginalidadeViralidadeFatores de impacto dos vídeos de promoção turísticamaster thesis202978834