Madureira, Cristiana2023-09-222023-09-222022-12Madureira, C. (2022). Mediar para (trans)formar: Desafios e experiências de mediação socioeducativa em contexto escolar. Aprender, (44), 95–107. https://doi.org/10.58041/aprender.170http://hdl.handle.net/10400.8/8811O presente artigo apresenta os desafios da mediação socioeducativa em contexto escolar, concretamente numa escola da região de Trás-os-Montes, onde através da mediação se trabalhou com jovens pouco motivados para a aprendizagem e com comportamentos menos positivos em contextos sociais e educativos. Assumida, desde a criação do Gabinete de Mediação, como uma prática/ferramenta holística passível de promover os direitos e deveres de cidadania, assim como promover a participação direta e ativa dos jovens, objetivámos envolver os alunos mediadores, começando pela sua formação, capacitação e empoderamento, com vista ao desenvolvimento de competências de mediação, de modo que exercessem um papel ativo, de liderança na mediação entre pares. Esta foi uma forma de promovermos a participação e a responsabilização dos alunos na promoção de uma cultura mais solidária, motivando-os a intervir como mediadores de pares, a fim de prevenirmos e diminuirmos situações de conflito e a contribuirmos para a (trans)formação e o desenvolvimento pessoal e organizacional. Como resultado parcial partilhamos segmentos de texto de um aluno, que demonstram como a mediação o influenciou no seu processo de (trans)formação.porEscolaIntervenção socialTransformaçãoMediação socioeducativaMediar para (trans)formar: Desafios e experiências de mediação em contexto escolar.journal article2023-09-21cv-prod-321495710.58041/aprender.170