Correia, Sónia Cristina LopesReis, Susana Alexandre dosBarata, Clarinda Luísa FerreiraSousa, Liliana Penha2024-07-082024-05-23http://hdl.handle.net/10400.8/9821O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório contempla o meu percurso durante os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e está dividido em duas partes distintas. Na Parte I – Dimensão Reflexiva – estão espelhadas as minhas experiências em Creche, em Jardim de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando, por isso, dividida em três capítulos, um por cada contexto. Neles é possível perceber como decorreram estas experiências, através de reflexões, nas quais apresento algumas aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do percurso. Na Parte II – Dimensão Investigativa – está presente o estudo, assente numa metodologia qualitativa, no qual participaram as crianças do grupo, os seus pais, a educadora titular do grupo e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de inquérito por entrevista e por questionário e da análise documental de documentos orientadores. A análise destes dados foi realizada através de análise de conteúdo, que mostrou que todos os intervenientes consideravam que o brincar era importante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e que este revelava possuir potencialidades no que concerne ao processo de desenvolvimento das crianças, em todos os domínios.porAprendizagemDesenvolvimento das criançasAvaliaçãoEducação Pré-escolarBrincarRefletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes intervenientes sobre o brincarmaster thesis203658116