Barreto, AntóniaSantos, Filipe2015-03-202015-03-202011In: Conferência Internacional Ensino Superior de Curta duração: Os CET e o futuro978-972-8793-59-3http://hdl.handle.net/10400.8/1342O Instituto Politécnico de Leiria tem participado desde 2009 no projeto TrainFrame, um projeto Leonardo da Vinci que envolve 12 organizações de 9 países e que visa a criação de um modelo de ensino e aprendizagem baseado em competências para contextos de formação vocacional. Nesse modelo procura-se ter em conta e enquadrar as diferenças das organizações parceiras e o Instituto Politécnico de Leiria participa neste projeto no âmbito dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) que lecciona. Neste artigo apresentam-se alguns resultados obtidos pela parceria portuguesa sobre os seus CET no âmbito deste projeto que numa primeira fase procurava conhecer as concepções de ensino/formação baseado em competências dos formadores e formandos bem como o quanto os formadores aplicavam estas concepções nas suas práticas de formação. Os resultados obtidos sugerem que os CET do Instituto Politécnico de Leiria vão ao encontro das metodologias de ensino vocacional e também que tanto os formadores como os formandos conhecem os objectivos e papéis a desempenhar no âmbito do curso.porFormação baseada em competênciasAprendizagem baseada em competênciasOs CET do Instituto Politécnico de Leiria à luz da formação e aprendizagem por competências : um estudo no âmbito de um projecto Leonardo da VinciPolytechnic Institute of Leiria’s Technological Specialization Courses under competence based training dnd learning models : a Leonardo da Vinci project studyjournal article