Brites, Leonel dos ReisRodrigues, Sara Catarina Freire2024-08-242024-08-242024-07-01http://hdl.handle.net/10400.8/9917A presente investigação tem como principal objetivo a compreensão das abordagens das marcas Sumol e Guaraná na rede social TikTok. Desse modo, procuramos contribuir para o conhecimento das estratégias a adotar na plataforma TikTok, levadas a cabo por parte de duas marcas com presenças relevantes em dois mercados distintos: Portugal e Brasil. Para o desenvolvimento desta investigação procurámos criar uma análise comparativa entre as duas marcas em foco, conciliando a análise de dados quantitativos (métricas de alcance e engagement) e a interpretação de dados qualitativos, nomeadamente ao nível das abordagens de comunicação e dos elementos discursivos verbais e não-verbais. Uma vez definido o corpus de análise, a análise quantitativa incidiu na análise da performance das marcas no TikTok, através da interpretação de insights disponibilizados na plataforma Exolyt e, posteriormente, foi realizada uma análise exclusiva a seis vídeos de cada marca, com maior taxa de engagement, apoiando-nos nas dimensões referidas anteriormente. Numa dimensão de análise qualitativa, socorremo-nos também de ferramentas da análise crítica do discurso e da gramática do design visual, procurando identificar estratégias de marketing e comunicação da Sumol e Guaraná para a plataforma TikTok. Tendo em consideração os insights recolhidos, através das diferentes metodologias de pesquisa, foi possível constatar diferenças nas estratégias adotadas por parte das marcas Sumol e Guaraná, nomeadamente ao nível do tom, estilo, recursos e mensagens veiculadas. Neste trabalho constatámos, de igual modo, a importância dos influenciadores nativos e product placement como alicerce comum das estratégias de conteúdo.porMarketing DigitalSumolGuaranáTikTokSumol e Guaranáanálise das estratégias de conteúdo das marcas na rede social TikTokmaster thesis203683706