Gamboa, Maria José Nascimento SilvaMachado, Celeste Marçalo2025-07-142025-07-142025-06-16http://hdl.handle.net/10400.8/13622O presente relatório visa dar conta do percurso formativo realizado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A primeira parte apresenta o relato e a reflexão sobre as Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos educativos, abordando as diversas dimensões da prática docente, nomeadamente os desafios relativos ao ensino e aprendizagem de Português e de História e Geografia de Portugal, com particular destaque para ciclo da planificação, da atuação, da avaliação e da reflexão. As experiências pedagógicas desenvolvidas permitiram a implementação de metodologias diversificadas, promovendo a interdisciplinaridade e a motivação dos alunos. Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo e quantitativo sobre o desenvolvimento de competências relativas às apresentações orais no 5.º ano de escolaridade, através da utilização de podcasts como estratégia pedagógica. O estudo surgiu da necessidade de valorizar a oralidade no ensino da língua portuguesa, tendo sido implementada uma sequência didática baseada em atividades de produção e análise de podcasts. Os resultados indicam que a utilização de podcast’s como ferramenta didática, potencia a motivação dos alunos e contribui para a melhoria das suas competências orais. No que concerne às apresentações orais, verificou-se que a introdução de estratégias inovadoras permite não apenas a ampliação das habilidades comunicativas dos alunos, mas também a sua maior autonomia e participação ativa no processo de aprendizagem.porCompetências comunicativasEstratégias pedagógicasGénero de Texto Apresentação OralInovação no ensinoMotivaçãoOralidadePodcasts educativosReflexãoO PODCAST NA SALA DE AULA: APERFEIÇOANDO A ORALIDADE NO 5.º ANO DE ESCOLARIDADEmaster thesis203969871