Costa, Adriana Maria Lage daGomes, Inês Sofia dos Santos2025-06-302025-06-302025-05-28http://hdl.handle.net/10400.8/13464O presente relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo apresentar duas partes fundamentais e complementares do meu percurso educativo: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Assim, a dimensão reflexiva contempla todas as aprendizagens vividas e desafios mais significativos ao longo das Práticas Educativas, pelos contextos educativos onde tive o prazer de passar. Nesse sentido, a secção destinada à dimensão reflexiva espelha o percurso vivido de forma crítica e fundamentada acerca das aprendizagens, desafios e progressos sentidos ao longo dos dois anos que possibilitaram uma evolução ao nível pessoal e profissional. A dimensão investigativa insere-se numa análise das vivências dos alunos, assim como do desenvolvimento das suas aprendizagens, tendo em vista verificar se o jogo é uma estratégia pedagógica potencializadora da consolidação dessas mesmas aprendizagens. A investigação configura-se como um estudo de caso, com recurso a um método misto, com vista à averiguação das aprendizagens dos alunos de uma turma de 1.º CEB, aquando da utilização de recursos pedagógicos como o jogo no momento de reforço das aprendizagens. A recolha de dados foi realizada mediante grelhas de observação direta e registos em notas de campo. Partindo da análise dos resultados, pode inferir-se que o uso de jogos no contexto educativo pode constituir uma estratégia eficaz para estimular as múltiplas inteligências, promovendo o desenvolvimento integral e a consolidação da aprendizagem, ainda que surjam desafios inerentes à sua aplicação.porAprendizagemCompetências Sociais e PessoaisConsolidação da AprendizagemJogoLudicidade.O contributo do jogo para a consolidação da aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico:um estudo de caso numa turma de 3.º ano de escolaridademaster thesis203958390