Pedrosa, António José PintoMarques, Inês2022-02-112022-02-112021-11-03http://hdl.handle.net/10400.8/6655De forma a melhorarem os processos integrados na área de gestão de recursos humanos, as organizações devem implementar com alguma frequência processos de análise de funções, verificando as alterações que os postos de trabalho sofreram e definindo os requisitos e competências exigidos em cada função. Posto isto, o presente relatório aborda o desenvolvimento de uma análise e descrição de funções na empresa Vitor Monteiro, Lda, atividade realizada durante o estágio curricular integrado no Mestrado de Gestão, que teve a duração de quatro meses. Neste período procedeu-se à reformulação das descrições de funções e à identificação e descrição de competências ajustadas à realidade atual da empresa. Para o efeito, aplicaram-se questionários e entrevistas de análise de funções a trabalhadores e supervisores e consultaram-se documentos internos, como o manual de descrições de funções anterior. Este trabalho permitiu à equipa de gestão munir-se das ferramentas imprescindíveis a uma gestão eficiente das pessoas possuindo agora um manual de descrição de funções, um dicionário de competências e uma matriz de competências.porDescrição de funçõesAnálise de funçõesEspecificação de funçõesCompetênciasAnálise e Descrição de Funções na empresa Vitor Monteiromaster thesis202939600