Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaNunes, Ana Filipa Oliveira2018-02-082018-02-082017-11-27http://hdl.handle.net/10400.8/3015No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, elaborei o presente Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada, que retrata o meu percurso nestes diferentes contextos. Este está dividido em duas partes, a Parte I, referente à Dimensão Reflexiva em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Parte II, relativa à Dimensão Investigativa em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano de escolaridade. Nestes dois momentos exponho as minhas aprendizagens, dificuldades e experiências vivenciadas nestes contextos sobretudo no que diz respeito à implementação da metodologia de trabalho de projeto, no pré-escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico. Na Parte II, relativa à Dimensão Investigativa em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano de escolaridade, apresento a minha investigação-ação, que tem como pergunta de partida " Que relações de colaboração se estabelecem num contexto do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, quando se trabalha através de projetos.", através das atividades realizadas e da flexibilização do currículo este estudo permitiu perceber quais as relações de colaboração que se estabelecem através desta metodologia, bem como o contributo que esta metodologia teve para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos do 1.º ano de escolaridade.porEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloEnsino-aprendizagemProjetoCurrículoRefletindo sobre a Prática Pedagógica: Que relações de colaboração se estabelecem num contexto do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, quando se trabalha através de projetos.master thesis201849429